<
>

De Bruyne faz golaço, City goleia Brighton e segue firme na briga pelo título da Premier League

O Manchester City goleou o Brighton nesta quinta-feira (25), fora de casa, por 4 a 0. A partida foi válida pela 29ª rodada da Premier League, em duelo que estava atrasado. Os gols foram marcados por De Bruyne, Foden (dois) e Julián Álvarez.

Com o resultado, o City chegou a 76 pontos, ultrapassou o Liverpool, que tem 74, e assumiu a segunda colocação. O Arsenal, que lidera, tem 77. Vale destacar que o time de Guardiola tem um jogo a menos que os dois adversários na briga pelo título e, portanto, só depende de si para ser campeão.

O duelo desta quinta foi decidido ainda no primeiro tempo. Com pouco mais de meia hora de jogo, o confronto, que até começou equilibrado, já estava 3 a 0 para os visitantes. A goleada se consolidou na segunda etapa, apesar de alguns bons momentos do Brighton, sobretudo com o brasileiro João Pedro.

O jogo

O Brighton teve a primeira finalização ainda aos dois minutos de jogo. Foden perdeu a bola no campo de defesa e Welbeck chutou ao gol de Ederson, que fez a defesa. O time da casa tentava jogar, apesar da pressão do City, que empurrava o adversário.

O cenário do jogo mudou aos 16 minutos, quando os Cityzens conseguiram abrir o placar. Foden lançou para Walker pela direita. O lateral cruzou e De Bruyne mergulhou de cabeça, de peixinho, para fazer um golaço.

A equipe da casa até poderia ter empatado dois minutos depois, com cabeceio de Lewis Dunk, que subiu bem, mas parou em Ederson.

Aos 25, em cobrança de falta perto da entrada da área, Foden bateu de perna esquerda, a bola desviou em Gross e enganou o goleiro Steele. Foi o segundo gol da equipe de Guardiola, que, a partir daí, dominou completamente o confronto.

A vantagem aumentou aos 32. A zaga do Brighton tentou sair tocando dentro da área, enquanto o City foi avançando a marcação. Depois de muitos toques, Barco errou o passe e foi interceptado por Bernardo Silva. A bola sobrou para Foden, que bateu de primeira, no canto do goleiro, e fez o terceiro.

O Manchester City descia com frequência pelo lado direito, com Walker, e o Brighton não conseguiu se encontrar até o fim do primeiro tempo.

Os mandantes voltaram para a segunda etapa dispostos a diminuírem a vantagem. Logo no primeiro minuto, Gross tentou invadir a área, dividiu espaço com Rodri e caiu pedindo pênalti. O árbitro mandou seguir. Aos sete, o brasileiro João Pedro, aos trancos e barrancos, também conseguiu invadir a defesa do City, mas foi interceptado por Ederson.

Os Cityzens devolveram os ataques a partir dos 13 minutos. O argentino Julián Álvarez finalizou e parou no goleiro Steele. Dois minutos depois, em novo chute, mandou a bola por cima do gol. Na terceira tentativa, finalmente, saiu o gol. Ederson lançou da área defensiva para Walker. O lateral cortou Barco, dividiu com Steele e a bola sobrou limpa para Álvarez fazer o quarto gol.

Aos 24, João Pedro voltou a tentar um gol de honra para o Brighton. Depois de girar e fintar pelo menos dois marcadores, ele invadiu a área, deu um 'drible da vaca' em Aké e foi derrubado por Gvardiol. Novamente a torcida da casa pediu pênalti, mas o juiz sequer foi chamado pelo VAR.

O brasileiro teve a melhor chance aos 39. O camisa 9 partiu pela esquerda, tabelou com o compatriota Igor Julio e conseguiu finalizar na pequena área, sozinho, mas mandou à esquerda do gol de Ederson.

Apesar das tentativas, o placar se manteve em 4 a 0 e o Manchester City garantiu mais três pontos.

Classificação da Premier League

  • 1º - Arsenal - 77 pontos; 34 jogos

  • 2º - Manchester City - 76 pontos; 33 jogos

  • 3º - Liverpool - 74 pontos; 34 jogos

Próximos jogos do Brighton

Bournemouth (F) - 28/04, às 10h (de Brasília) - Premier League

Aston Villa (C) - 05/05, às 10h (de Brasília) - Premier League

Próximos jogos do Manchester City

Nottingham Forest (F) - 28/04, às 12h30 (de Brasília) - Premier League

Wolverhampton (C) - 04/05, às 13h30 (de Brasília) - Premier League