<
>

César Luis Menotti, técnico campeão do mundo pela Argentina em 1978, morre aos 85 anos

César Luis Menotti, diretor de seleções nacionais da Argentina. Getty Images

Treinador que entrou para a história do futebol argentino ao conquistar a primeira Copa do Mundo, em 1978, César Luis Menotti morreu neste domingo (5), aos 85 anos.

O anúncio foi feito pela Associação do Futebol Argentino (AFA), em suas redes sociais. O motivo da morte não foi revelado, mas Menotti havia sido internado recentemente por causa de um quadro grave de anemia.

De acordo com a imprensa argentina, El Flaco, como era conhecido Menotti, havia recebido alta no dia 10 de abril e vinha se recuperando em sua casa.

"A Associação do Futebol Argentino lamenta informar com enorme tristeza o falecimento de César Luis Menotti, atual Diretor de Seleções Nacionais da ASA e ex-treinador campeão do mundo pela Argentina", comunicou a AFA.

Ex-atacante de Rosário Central, Racing e Boca Juniors, César Luis Menotti atuou no futebol brasileiro já no fim da sua carreira, defendendo Santos e Juventus-SP em 1969.

Depois de pendurar as chuteiras, Menotti virou treinador e comandou o Huracán antes de assumir a Argentina, conquistando a Copa do Mundo de 1978. Ele também foi o responsável por "abrir as portas" da seleção para Diego Maradona.

Menotti também comandou a seleção mexicana e passou ainda por Barcelona, Atlético de Madrid, Sampdoria, Peñarol, Boca Juniors, River Plate, Independiente. Seu último trabalho foi no Tecos, do México, em 2007.