<
>

Ele torcia pelo Liverpool e idolatrava Dalglish: hoje rival, tenta encerrar tabu que dura mais de uma década

O Merseyside Derby, tradicional clássico entre Everton e Liverpool, tem um ingrediente extra para a partida desta quinta-feira (24), marcada para 16h (de Brasília), em Goodison Park, pela rodada de meio de semana da Premier League e com transmissão ao vivo pela ESPN no Star+.

Está em jogo um tabu de mais de 13 anos sem uma vitória do Everton contra o Liverpool em sua casa. O último triunfo foi em 17 de outubro de 2010, tão distante que apenas Seamus Coleman, lateral-direito irlandês, ainda segue com a mesma camisa: vitória por 2 a 0, gols de Tim Cahill e Mikel Arteta, hoje técnico do Arsenal.

Para acabar com essa história, que já dura 12 visitas dos Reds ao Goodison Park, o Everton aposta em alguém que já admitiu ter sido torcedor do Liverpool no passado: Sean Dyche.

Após passar mais de uma década no comando do Burnley, o treinador inglês dirige os Toffees desde janeiro de 2023. Já conseguiu salvar o clube do rebaixamento na temporada passada e tudo indica que fará novamente agora. A meta, então, é encerrar um jejum longo contra uma equipe que ele costumava adorar.

"Eu era uma criança nos anos 1970, então torcia para o Liverpool", afirmou Dyche, em entrevista ao LADBible, feita em setembro de 2022. "Meu time local era o Kettering, que meu pai e eu costumávamos assistir aos jogos. Eles eram bem grandes no cenário dos que não tinham uma liga, mas eu acompanhava o Liverpool de longe".

E, como toda criança fissurada por futebol, o pequeno Sean tinha um ídolo que vestia a camisa do Liverpool: Kenny Dalglish, ou "King Kenny" para os mais fanáticos. Já adulto e trabalhando como técnico, Dyche teve a chance de encontrar a lenda e reagiu de maneira engraçada.

"Encontrei com ele uma vez em uma situação bizarra. Eu sou um homem crescido, claro, e ele me tratou como um homem do mundo do futebol, mas na minha cabeça eu só conseguia pensar 'King Kenny, King Kenny'. Ele conversava comigo sobre o Burnley e eu já pensava isso".

Sean Dyche deixou a paixão pelo Liverpool no passado quando entrou de vez para o mundo do futebol. Nunca enfrentou o time do coração nos tempos do jogador; como técnico, venceu apenas duas vezes, em 2016 e 2021, ambas na era Jürgen Klopp. Agora tentará de novo.

Onde assistir a Everton x Liverpool?

Everton x Liverpool terá transmissão ao vivo pela ESPN no Star+ a partir de 16h.