<
>

Libertadores nem chegou ao mata-mata em 2024, mas tem dois clubes garantidos para 2025; veja quais

Taça da CONMEBOL Libertadores é levantada no Estádio Monumental Isidro Romero Carbo, em Guaiaquil, no Equador, durante a decisão de 2022 Franklin Jacome/Getty Images

A edição de 2024 da CONMEBOL Libertadores ainda está na fase de grupos, mas o mundo do futebol conheceu neste domingo (05) os dois primeiros classificados para a edição de 2025: o San Antonio, da Bolívia, e o Estudiantes de la Plata, da Argentina.

As duas equipes foram campeãs em seus respectivos países. O San Antonio fez história e conquistou pela primeira vez o Torneio Apertura. O clube bateu o Universitario de Vinto na decisão, com uma vitória por 2 a 1 na primeira partida e um empate por 1 a 1 neste domingo, em casa. É a primeira vez que o clube se classifica para a competição continental.

O Estudiantes superou o Vélez Sarsfield na final da Copa da Liga Argentina. O duelo, disputado em jogo único, terminou empatado por 1 a 1 no tempo normal e foi resolvido nos pênaltis. O time argentino está na disputa atual da Libertadores, no grupo C, o mesmo do Grêmio -- The Strongest e Huachipato completam. A equipe tem uma vitória, um empate e uma derrota nos três jogos até aqui.

Ao todo, 32 times disputam a fase de grupos da Libertadores. Há, ainda, três fases preliminares, com equipes buscando a classificação.

O Brasil tem direito a sete vagas. Os quatro primeiros colocados do Campeonato Brasileiro e o campeão da Copa do Brasil garantem passagem direta para a fase de grupos. O quinto e o sexto colocados disputam a pré-Libertadores. O número pode aumentar caso alguma equipe brasileira vença Sul-Americana ou a própria Libertadores no ano anterior.