<
>

Liverpool derrete na reta final de Klopp e complica chance de último título com técnico

Jürgen Klopp, técnico do Liverpool, durante partida pela Copa da Inglaterra Stu Forster/Getty Images

O Liverpool perdeu para o Everton por 2 a 0 nesta quarta-feira (17), fora de casa, em jogo atrasado da 29ª rodada da Premier League. A derrota complica a busca pelo título, que pode ser o último com Klopp no comando, e mostra um "derretimento" do desempenho da equipe na reta final da passagem do treinador. Ele vai deixar o clube ao fim da temporada.

Entre 10 de fevereiro e 14 de março deste ano, os Reds chegaram a nove jogos de invencibilidade, com oito vitórias e um empate. De lá para cá, porém, foram mais nove duelos, mas com desempenho muito abaixo: quatro derrotas, um empate e quatro vitórias.

Nesse período, a equipe foi eliminada nas quartas de final da Europa League -- foi derrotada em casa por 3 a 0 pela Atalanta; na volta, venceu por 1 a 0. Outro revés doído foi contra o Manchester United, que resultou na desclassificação na Copa da Inglaterra, também nas quartas de final. O tempo normal terminou empatado por 2 a 2. O Liverpool abriu o placar na prorrogação, mas tomou a virada e terminou perdendo por 4 a 3.

A derrota desta quarta ainda quebrou uma sequência de mais de 13 anos sem perder para o Everton em Goodison Park -- a última vez havia sido em 17 de outubro de 2010, por 2 a 0, com gols de Tim Cahill e Mikel Arteta. Foram 12 partidas de invencibilidade na casa do rival. O time de Klopp não tomava um gol sequer no dérbi desde dezembro de 2021, quando goleou por 4 a 1.

Revés complica briga pelo título

Não bastasse a quebra do jejum, a derrota atrapalhou o Liverpool na briga pelo título da Premier League. Os Reds não saíram dos 74 pontos e viram o Arsenal chegar a 77, abrindo três de vantagem na liderança. O Manchester City, terceiro colocado, tem 73, mas com duas partidas a menos. Faltam quatro rodadas para o término da competição.

Classificação da Premier League

  • 1º - Arsenal - 77 pontos; 34 jogos

  • 2º - Liverpool - 74 pontos; 34 jogos

  • 3º - Manchester City - 73 pontos; 32 jogos

Reta final da passagem de Klopp

Faltam apenas quatro jogos para a passagem de Klopp pelo Liverpool chegar ao fim. O treinador, que tinha contrato até 2026, anunciou desde o começo do ano que deixaria a equipe ao fim da atual temporada.

Pelos Reds, o alemão, de 56 anos, conquistou os principais títulos nacionais e continentais, com destaque para a Premier League de 2019/20, algo que não acontecia havia 30 anos, e a Champions League de 2018/19, quebrando um jejum de 14 anos. Foi também campeão mundial em 2019 e ergueu, ao longo da passagem, a Copa da Liga Inglesa, Copa da Inglaterra, Supercopa da Inglaterra e Supercopa da Uefa.

Próximos jogos do Liverpool

West Ham (F) – 27/04, 8h30 (de Brasília) – Premier League

Tottenham (C) – 05/05, 12h30 (de Brasília) – Premier League