<
>

Everton volta a vencer Liverpool em casa após mais de 13 anos e atrapalha rival na briga pelo título da Premier League

O Everton venceu o Liverpool por 2 a 0 nesta quarta-feira (24), no Goodison Park, em jogo atrasado da 29ª rodada da Premier League. Mais do que uma vitória sobre o rival, o resultado quebrou um jejum de mais de 13 anos sem derrotar os Reds em casa.

A última vitória do Everton havia sido em 17 de outubro de 2010, pelo mesmo placar, com gols de Tim Cahill e Mikel Arteta -- foram 12 partidas desde então. Os gols desta terça foram marcados por Branthwaite e Calvert-Lewin. O Everton não balançava a rede contra o time de Klopp desde dezembro de 2021, em uma derrota por 4 a 1.

Para o Liverpool, o revés também atrapalha um pouco na briga pelo título. A equipe, segunda colocada, agora está a três pontos de distância do Arsenal, que lidera, e com apenas um de vantagem sobre o Manchester City, que tem dois jogos a menos.

A Premier League pode ser a última taça de Klopp no comando dos Reds. O treinador vai deixar o clube ao fim desta temporada.

Primeiro tempo agitado

O primeiro tempo nesta tarde foi de bom futebol. O jogo começou com as duas equipes buscando o ataque e uma 'trocação' franca.

Aos cinco minutos, o Everton recuperou a bola e saiu rápido pela direita. Harrison cruzou, Calvert-Lewin tentou dominar, se chocou com Alisson e caiu dentro da área. O árbitro marcou pênalti e deu amarelo para o brasileiro. Após análise do VAR, foi assinalado impedimento do camisa 9, o que anulou a jogada. A punição para Alisson também foi retirada.

O Liverpool teve uma boa chance pouco depois. Aos nove, Alexander-Arnold lançou Salah dentro da área. O atacante tocou para o meio, já deixando o goleiro Pickford vendido na jogada. Godfrey conseguiu afastar.

O duelo ficou ainda mais animado, com as duas equipes partindo para cima. O Everton chegou bem aos 12. Após cobrança de falta de McNeil, Godfrey cabeceou com perigo, mas a bola saiu pela linha de fundo.

A melhor oportunidade para o Everton veio aos 16 minutos. Após bola lançada para a área, Tarkowski cabeceou para o meio e Calvert-Lewin subiu sozinho, também de cabeça, à queima-roupa. O goleiro Alisson fez uma grande defesa, quase em cima da linha.

O gol do Everton, depois da insistência, saiu aos 26. Na nona falta feita pelo Liverpool na partida -- contra apenas uma do adversário --, a bola foi pelo alto para a área e o zagueiro Branthwaite tentou cabecear meio sem jeito. Começou um bate e rebate, com o time da casa pressionando. Mac Allister tentou afastar, errou o chute e o lance se ofereceu outra vez para Branthwaite. O zagueiro finalizou de primeira. A bola ainda passou por baixo de Alisson antes de, lentamente, tocar na trave e entrar no gol.

O Liverpool foi tentar o empate e começou a pressionar. O cenário do jogo mudou: virou ataque contra defesa. Aos 34, Mac Allister lançou Salah, que não conseguiu dominar. Na sobra, Darwin Núñez saiu de cara para o gol e chutou forte, quase na pequena área. O goleiro Pickford fez grande defesa.

Aos 43, outra vez os Reds saíram de frente para o gol. Dessa vez, Luis Díaz recebeu de Darwin Núñez. O camisa 7 não conseguiu se posicionar para finalizar em cheio e Pickford mais uma vez apareceu.

O goleiro fez outra grande defesa aos 49, já nos acréscimos, em chute cruzado de Robertson, na área.

Pressão aumenta, mas Everton marca novamente

A pressão do Liverpool aumentou no segundo tempo. O Everton, porém, foi quem chegou com perigo primeiro. McNeil finalizou de fora da área, forte, e Alisson precisou fazer a defesa.

Na sequência, no escanteio, saiu o segundo gol dos mandantes. Calvert-Lewin subiu mais que todo mundo e, de cabeça, marcou.

O Liverpool não conseguiu ter tantas chances quanto na primeira etapa. Aos 23, Luis Diáz foi para cima de Godfrey pela esquerda. O colombiano balançou, cortou para dentro e, de direita, finalizou colocado. A bola acertou a trave.

Aos 44, após rebote em escanteio, Elliot chutou de fora da área e viu Pickford brilhar de novo.

O gol não saiu e Klopp perdeu o último dérbi contra o rival.

Classificação da Premier League

  • 1º - Arsenal - 77 pontos; 34 jogos

  • 2º - Liverpool - 74 pontos; 34 jogos

  • 3º - Manchester City - 73 pontos; 32 jogos

Próximos jogos do Liverpool

West Ham (F) – 27/04, 8h30 (de Brasília) – Premier League

Tottenham (C) – 05/05, 12h30 (de Brasília) – Premier League

Próximos jogos do Everton

Brentford (C) - 27/04, às 13h30 (de Brasília) - Premier League

Luton Town (F) - 03/05, às 16h (de Brasília) - Premier League