<
>

Quem é o GOAT da NBA, LeBron, Jordan, outro? Especialistas da ESPN respondem, elegem seus top 5 e projetam estrela do futuro

play
NBA: LeBron ou Jordan? Quem é o GOAT da NBA? Especialistas da ESPN respondem (1:46)

Comentaristas analisam história e dizem quem é o maior de todos os tempos do basquete (1:46)

Os playoffs da NBA começam neste sábado (20), às 14h, e você acompanha o mata-mata do melhor basquete do mundo ao vivo pela ESPN no Star+. Na primeira rodada da disputa pelo lado Oeste, teremos um reencontro explosivo entre os dois finalistas de conferência do ano passado: Denver Nuggets e Los Angeles Lakers.

LeBron James tem a difícil tarefa de superar o craque e atual campeão Nikola Jokic a caminho de seu quinto título da liga. E após outro ano histórico para o rei, fica a questão: quanto mais um anel de campeão alteraria seu legado? Com a conquista, ele se cimentaria como o inegável GOAT do basquete?

GOAT, nos esportes americanos, é um termo utilizado para abreviar a frase Greatest Of All Time, ou seja, o maior de todos os tempos. É utilizado nos Estados Unidos de forma similar à expressão “ser o Pelé” de algo aqui no Brasil e simboliza a pessoa que atingiu o mais alto patamar de sua respectiva habilidade.

No mundo do basquete, o debate do maior de todos os tempos é um tópico muito quente há muitos anos, já que LeBron James, atualmente com 39 anos de idade, vem construindo uma carreira verdadeiramente histórica que empilha recordes quebrados. Entretanto, nesta discussão, o astro dos Lakers enfrenta, mais comumente, Michael Jordan, o ídolo que liderou o Chicago Bulls para seis títulos, dominou de forma absurda os anos 1990 e mudou a NBA para sempre.

Além destas duas superestrelas, nomes como Kareem Abdul-Jabbar, Bill Russell, Kobe Bryant, entre outros, permeiam a discussão e merecem ser pelo menos considerados como merecedores do posto de GOAT, tendo em vista seus feitos, performances e conquistas. Olhando para o futuro, novos jogadores, como Luka Doncic e Victor Wembanyama, já têm seus defensores na projeção de que chegarão ao topo do basquete.

Além disso, é sempre importante ressaltar que a carreira de LeBron James ainda não acabou, e ele certamente seguirá colecionando feitos históricos até o dia em que se aposentar. Na atual temporada, por exemplo, foi campeão da primeira NBA Cup da história, além de se tornar o maior pontuador da história do basquete, passando o brasileiro Oscar Schmidt. E com os playoffs só começando, o mega-astro da NBA ainda pode colocar mais um anel em sua coleção.

Então, afinal de contas, quem é o GOAT do basquete, LeBron ou Jordan? Ou seria outro jogador? O quanto King James ainda pode crescer seu legado? Há algum jovem que um dia pode chegar neste nível? Para responder a estas perguntas sobre o mais alto posto do mundo do basquete, o ESPN.com.br reuniu especialistas das ESPNs de Argentina, Brasil e México que pretendem elucidar, afinal de contas, quem é o maior de todos os tempos da NBA.

Quem é o GOAT da NBA para você?

Ari Aguiar, ESPN Brasil: Bom, o meu GOAT ainda é o Michael Jordan. Eu cresci vendo ele jogar e foi simplesmente espetacular. E os seis títulos, os dois three-peats (tricampeonatos), dele com o Chicago Bulls ainda balançam a minha escolha para definir quem é o maior de todos os tempos.

Fernando Nardini, ESPN Brasil: Bom, para mim, o maior de todos é Michael Jordan. Não tem muita discussão quanto a isso, porque além dos recordes que ele ainda tem, dos títulos que ele conquistou e da excelência que ele colocou no jogo dele, é um cara que mudou a liga para sempre. Ele chegou, e a NBA mudou de patamar. Por isso, para mim, ele é o melhor e mais importante jogador da história do basquete.

Fernando Tirado, ESPN México: No final das contas, e não quero parecer muito reducionista, o esporte trata-se de vencer, não é? E se eu tivesse que colocar minha vida nas mãos de alguém em uma partida não seria nas mãos de nenhum outro jogador que não fosse o Michael Jordan. Justamente porque ele é um vencedor, um assassino e um homem que saiu com um retrospecto perfeito nas finais.

Leo Montero, ESPN Argentina: Para mim, o GOAT é, sem dúvida, muito além do amor que todos nós temos por LeBron, qualquer fã de basquete ama o ama, mas parece-me que Sua Majestade é Sua Majestade por uma razão, e o Maior de Todos os Tempos é Michael Jordan.

Sebastián Martínez Christensen, ESPN México: Se você apontar uma arma para a minha cabeça e me obrigar a escolher um, vou dizer Michael Jordan sempre. Acho que quando você entra nesse tipo de conversa, há um pouco de romantismo envolvido também, não é? E você tem que ver o que Michael Jordan gerou em uma época em que a NBA precisava dele. A NBA estava morrendo, e ela não se tornaria global sem o Michael, porque ele se tornou uma figura maior do que o esporte.

Ubiratan Leal, ESPN Brasil: Bom, o meu GOAT no basquete ainda é o Michael Jordan. Ainda vejo ele como a grande referência. Nem tanto pelos números, mas porque ele impôs um nível de dominância técnica mental ao basquete que eu nunca tinha visto antes. E eu acho que a gente ainda não voltou a ver. Ele é um jogador decisivo. Ganhou seis títulos seguidos em seis temporadas inteiras que ele disputou. Isso é impressionante.

Quais são os cinco maiores jogadores de todos os tempos para você?

Ari Aguiar, ESPN Brasil:

5- Shaquille O'Neal

4- Tim Duncan

3- Magic Johnson

2- LeBron James

1- Michael Jordan

Fernando Nardini, ESPN Brasil:

5- Kobe Bryant

4- Kareem Abdul-Jabbar

3- Oscar Robertson

2- LeBron James

1- Michael Jordan

Fernando Tirado, ESPN México:

5- Wilt Chamberlain

4- Kareem Abdul-Jabbar

3- Magic Johnson

2- LeBron James

1- Michael Jordan

Leo Montero, ESPN Argentina:

5- Kobe Bryant

4- Tim Duncan

3- Magic Johnson

2- LeBron James

1- Michael Jordan

Sebastián Martínez Christensen, ESPN México:

5- Larry Bird

4- Hakeem Olajuwon

3- Magic Johnson

2- LeBron James

1- Michael Jordan

Ubiratan Leal, ESPN Brasil:

5- Wilt Chamberlain

4- Bill Russel

3- Magic Johnson

2- LeBron James

1- Michael Jordan

Se o LeBron ganhar o atual campeonato, ele supera Michael Jordan no ranking?

Ari Aguiar, ESPN Brasil: O LeBron, na carreira dele, a partir de agora ele só tem a ganhar e nada a perder. Ele não deve nenhuma satisfação para absolutamente nenhuma pessoa nesse planeta quando o assunto é basquete. Não só pela longevidade ou pelo número de pontos, ele simplesmente é um cara espetacular, um fenômeno do jogo, algo que a gente nunca viu antes em nenhum esporte. E aí, você já pensou LeBron James, campeão com 39 anos de idade? Aí eu acho que a gente teria que talvez repensar a história de quem é o maior jogador de todos os tempos.

Fernando Nardini, ESPN Brasil: Na minha opinião nada muda em caso de um novo título do Lebron. O legado do dele é impressionante, um dos maiores da história. Em termos de longevidade, ele é o maior de todos. Ele lutou dentro de quadra por muita coisa e já conquistou seus campeonatos. A carreira dele já é gigante, o legado dele está aí como um exemplo de atleta, de voz ativa na Liga e fora dela, então apenas um novo campeonato não mudaria o ranking.

Fernando Tirado, ESPN México: Ele teve uma média de mais de 35 minutos por jogo em média nesta temporada, com quase 40 anos de idade. E se ele ganhar esse título, e mais um, e aí chegar a seis e empatar com Michael? As derrotas não podem ser apagadas de seu currículo, mas um empate em anéis, junto com a possibilidade de ele jogar ao lado de seu filho, o que para mim é insano, ele pode sim ser o GOAT, e me parece que ele está indo por esse caminho.

Leo Montero, ESPN Argentina: Eu acho que se LeBron James ganhasse outro anel de campeão, isso aqueceria ainda mais essa discussão que já está super estabelecida, e até chata. E acho que, por mais que ele ganhe mais um título, os detratores vão minimizar isso, e aqueles que amam LeBron vão continuar dizendo que ele é o melhor. Ainda tenho a sensação que a maioria das pessoas diz que Jordan é o GOAT, e acho que isso não mudaria com mais um campeonato.

Sebastián Martínez Christensen, ESPN México: Não mudaria nada para mim. Eu acho que o legado dele está escrito. Insisto, ele é o melhor, o mais completo da história, quer ganhe um título ou não. Ele já venceu campeonatos em Los Angeles, em Cleveland, em Miami e em todos os lugares por onde passou. Portanto, acho que seu legado já está escrito. É só uma questão de decorá-lo, continuar somando números, continuar quebrando recordes que serão possivelmente impossíveis de serem batidos. Mas ainda assim ele ficaria atrás de Michael Jordan.

Ubiratan Leal, ESPN Brasil: Essa classificação dos Lakers para os playoffs da NBA, passando pelo Play-in, ajuda bastante a imagem do LeBron James como um jogador vencedor, e dá a ele mais uma oportunidade de fazer uma campanha que eventualmente resulte em título. Isso nunca vai atrapalhar no currículo de um jogador, mas eu não acho que vai mudar muito o status dele e da sua carreira, quem ele é ou quem não é. Se ele é maior ou menor que o Michael Jordan. Acho que quem pensa que ele é maior vai continuar assim e vice-versa, então dificilmente alguém vai mudar de opinião por causa de um novo anel.

Existe algum jovem jogador da NBA hoje que possa concorrer ao posto de GOAT um dia?

Ari Aguiar, ESPN Brasil: De imediato, não dá para ver algum jogador que tem a possibilidade de ter uma carreira tão espetacular como o LeBron James. Vejo que o Luka Doncic seja similar na questão dos pontos, mas não sei qual vai ser a longevidade dele. Agora, temos atualmente na NBA o Victor Wembanyama, que é algo nunca antes visto na história do esporte. Ofensivamente e defensivamente ele só tem a evoluir e eu fico numa expectativa grande e vejo ele sendo um jogador imparável. Mesmo assim, é difícil falar que ele tem a capacidade para ser o melhor de todos os tempos. Só o tempo vai dizer.

Fernando Nardini, ESPN Brasil: Não vejo ninguém nesse momento que pode ser o GOAT do basquete um dia. É difícil que a gente veja alguém que queira pagar o preço por tanto tempo para jogar em excelência por tanto tempo, para conquistar tanto em tão pouco tempo, afinal, a carreira é curta. Então eu acho, que nesse momento, eu não vejo ninguém que pague esse preço e queira pagar o preço de ser o maior da história.

Fernando Tirado, ESPN México: Acho que não. A NBA sofre com umaa inflação estatística, por causa da forma como o jogo é jogado, então, é difícil fazer essa avaliação do melhor de todos os tempos estritamente beaseado em estatísticas quando as regras facilitam para os jogadores . Não é fácil comparar épocas, nunca foi, mas eu, particularmente, não vejo alguém que possa competir em alto nível em uma carreira de dez, 15 anos, mesmo o Wembanyama, que muitos falam que é um extraterrestre. Não o vejo nesse perfil.

Leo Montero, ESPN Argentina: Se há alguém na NBA que, em minha visão, pode ser o GOAT no futuro? Acho que não. Acho que Jokic está fazendo história e sou um grande fã do Stephen Curry, mas não acho alguém ainda tenha a carreira necessária para superar Jordan, seja por títulos, por competitividade, por legado ou pelas estatísticas e números . Hoje, eu creio que não.

Sebastián Martínez Christensen, ESPN México: Obviamente, há grandes jogadores na NBA, mas quando LeBron chegou, nunca tínhamos visto nada parecido com ele antes. Quando ele tinha 17 anos, parecia que ter 26. Agora ele tem 40, ainda parece que tem 26. Portanto, há 20 anos ele ainda está basicamente no mesmo lugar. Doncic, por exemplo, é muito completo, mas não o vejo com o mesmo interesse, com o mesmo desejo e com o mesmo ímpeto. O íunico que me dá alguma esperança é Victor Wembanyama, pelo fato de ele ser algo que nunca vimos antes. Mas, quando alguém parece tão frágil, tão alto e tão magro, a história nos mostra que esses jogadores não conseguem se manterem saudáveis, muito menos jogar 21 temporadas no nível que LeBron jogou. Portanto, dizer agora que pode haver alguém que possa ser GOAT um dia parece até irresponsável.

Ubiratan Leal, ESPN Brasil: GOAT é o Greatest Of All Time, ou seja, é o maior de todos os tempos. A gente está falando de algo muito grande. Não é todo dia que vai aparecer um maior. Porque, se não, não tem graça. Se toda vez aparece um e supera o recorde anterior, significa que aquilo que você está fazendo não é tão marcante assim. Demorou 20 anos para a gente começar a falar em alguém que pudesse estar batendo ou não o Michael Jordan. E isso continua sendo verdade na NBA atual. Mesmo no Doncic, que é um jogador que até tem potencial físico dele para dar um salto ainda maior do que o Jokic, por exemplo, eu ainda acho que falta alguma coisa. O Wembanyama justamente por ele ter chegado agora e ele ter características técnicas e físicas tão diferentes, a gente consegue projetar uma coisa fora da curva, mas a gente não sabe como vai ser a evolução dele, portanto só podemos torcer para que ele faça história.

Veredito final: Jordan é o GOAT, mas LeBron segue como ameaça

A eleição do ESPN.com.br é definitiva: dos seis especialistas ESPN de três países diferentes, todos colocaram Michael Jordan como o maior jogador de basquete de todos os tempos. Seja pela sua sequência de títulos dominante nos anos 1990, seja pelo impacto cultural que ele teve para além das quadras, elevando a NBA a um produto global.

Alguns jovens até demonstram grande potencial, com o principal deles sendo Victor Wembanyama. Entretanto, ainda é cedo demais para garantir que qualquer um dos superastros mais novatos possam dominar a liga por tempo suficiente para se aproximarem do trono de rei do basquete.

E fica o fato: LeBron ainda constrói seu legado e, por isso, pode ser que ainda finalize sua carreira como o maior de todos os tempos, principalmente se adicionar mais um título (ou títulos) ao seu currículo, sua principal, digamos, desvantagem em relação a Jordan.