<
>

Wembanyama coroa temporada histórica e é eleito calouro do ano da NBA de forma unânime

Sem nenhuma surpresa, Victor Wembanyama foi eleito o calouro do ano na NBA de maneira unânime. Anunciado nesta segunda-feira (6) pela liga, o prêmio coroa uma temporada de estreia já histórica para a joia do San Antonio Spurs.

Mesmo com restrição de minutos por boa parte da temporada, o pivô dos Spurs terminou com médias de 21,4 pontos, 10,6 rebotes, 3,9 assistências e impressionantes 3,6 tocos por partida, liderando toda a NBA.

Para vencer a honraria, Wembanyama superou Chet Holmgren, do Oklahoma City Thunder, e Brandon Miller, do Charlotte Hornets. Desde Karl-Anthony Towns, na temporada 2015-16, um calouro não recebia todos os 99 votos para a primeira posição do prêmio na liga.

Aos 20 anos, Wemby colecionou recordes em sua temporada de estreia no melhor basquete do mundo. Ele foi primeiro calouro a liderar a liga em tocos desde Manute Bol, em 1985/1986. Além disso, superou nada menos que Shaquille O'Neal ao se tornar o mais jovem da história ao emplacar um triplo-duplo com tocos.

O camisa número 1 de San Antonio foi ainda o primeiro jogador da história da liga a alcançar 1.500 pontos, 700 rebotes, 250 assistências, 250 bloqueios e 100 cestas de 3 pontos em uma mesma temporada.