<
>

Quem é o reserva de Vinicius Jr. que foi de 'meme' a 'herói improvável' no Real Madrid e só tem dois jogos como titular

Nesta sexta-feira (26), no País Basco, o Real Madrid abriu a 33ª rodada de LALIGA e venceu a Real Sociedad por 1 a 0. O resultado foi importantíssimo para o Merengue, que está cada vez mais perto do título, e contou com a ajuda de um "herói improvável".

Como forma de dar descanso aos seus principais jogadores, o técnico Carlo Ancelotti poupou 9 titulares. Um deles Vinicius Jr., que até entrou no segundo tempo, mas deu lugar ao jovem Arda Guler, de 19 anos, que foi o responsável por anotar o gol da vitória.

Apesar de uma temporada discreta até aqui, com apenas 8 jogos disputados - sendo apenas 2 como titular e totalizando 166 minutos em campo - o meia-atacante turco, contratado a peso de ouro junto ao Fenerbahçe no início da temporada, anotou um dos gols mais importantes dos Blancos na briga pelo título espanhol.

E Guler passou por poucas e boas até chegar ao "ápice". Inclusive, virando um "meme" entre os torcedores rivais - e até mesmo dentro da torcida do Real.

De 'meme' a 'herói improvável' no Real Madrid

Cria da base dos Canários Amarelos, a joia chegou ao Santiago Bernabéu em julho de 2023 após uma "queda de braço" com o Barcelona. Foram US$ 18,4 milhões (R$ 97,6 milhões) por um contrato de seis temporadas. Até mesmo Deco, diretor esportivo do arquirrival, viajou para Istambul para tentar fechar a contratação, porém, sem sucesso.

E os primeiros meses do jogador no futebol espanhol foram um verdadeiro pesadelo. Isso porque, ainda na pré-temporada, Guler contundiu o menisco do joelho direito e ficou afastado dos gramados. Quando estava próximo do retorno, em setembro, acabou acometido por uma nova lesão, desta vez muscular, no reto femoral da perna esquerda.

Por conta disso, virou chacota na internet, inclusive com montagens que o colocavam usando barba, ironizando a demora para a sua estreia. E ela só foi acontecer em janeiro de 2024, contra o Arandina, pelas oitavas de final da Copa do Rei. E Guler foi de cara titular.

Apesar de ter feito poucos jogos, o jogador ainda vem sendo trabalhado por Ancelotti, que já lapidou muitas outras joias ao longo da carreira. Além do gol desta sexta, o turco já havia estufado as redes na goleada por 4 a 0 sobre o Celta de Vigo, em LALIGA, quando foi acionado faltando apenas 1 minuto para o fim da partida.

Diante da Sociedad, o meia-atacante também bateu o seu recorde de minutos com o manto do Real Madrid: foram 68. Para se ter noção, antes do compromisso no Anoeta, Guler tinha jogado mais tempo pela seleção da Turquia (107) do que pelo Merengue durante toda a temporada 2023/24: 98.

Com a vitória desta sexta, o Real foi a 84 pontos e abriu 14 pontos de distância para o Barcelona, que ainda entra em campo pela rodada. Na próxima segunda-feira (29), os catalães recebem o Valencia, com transmissão ao vivo pela ESPN no Star+, a partir das 16h (de Brasília). Em caso de tropeço do arquirrival, o Merengue pode se sagrar campeão já na 34ª rodada.

Próximos jogos do Real Madrid: