<
>

Flamengo desembarca sob protestos no Rio após derrota na Libertadores; Bruno Henrique faz 'promessa'

Derrotado pelo Palestino (CHI), o Flamengo desembarcou sob protestos no Rio de Janeiro.

Um pequeno grupo de torcedores aguardava a chegada da delegação no Aeroporto do Galeão para se manifestar contra o resultado no Chile, que complicou a situação do clube na fase de grupos da CONMEBOL Libertadores.

O técnico Tite, que deixou o local por uma saída diferente do elenco, esteve entre os mais xingados por rubro-negros, assim como o lateral Wesley e o meio-campista Gerson.

“Nós vamos melhorar”, disse rapidamente Bruno Henrique ao passar por um grupo de pouco mais de dez torcedores presentes na saída do aeroporto.

A expectativa de um protesto no Galeão levou o local a ser ter segurança reforçada na manhã desta quarta-feira, com presença de viaturas da Polícia Militar.

Flamengo de Tite iguala piores campanhas do século na Libertadores

Com 4 pontos somados nos quatro primeiros compromissos nessa fase de grupos, o Rubro-Negro igualou as suas piores campanhas no século XXI nesta mesma fase da competição continental: em 2002 e 2014.

Assim como em 2024, nestas duas edições anteriores os cariocas fizeram a mesma quantidade de pontos nos quatro primeiros jogos e, como consequência, acabaram eliminados precocemente da Libertadores. Cenário que, na atual edição, ainda pode ser revertido.

Em 2002, o Rubro-Negro foi lanterna em um grupo com Once Caldas, Olimpia e Universidad Católica. Nos quatro primeiros jogos, o Flamengo, à época comandado por Carlos Alberto Torres, somou 4 pontos, com duas derrotas, uma vitória e um empate.

No fim, os cariocas foram derrotados em sequência por Católica e Olimpia, fora de cara, respectivamente, e acabaram na lanterna do grupo, ficando pelo caminho na disputa.

Já em 2014, sob o comando de Jayme de Almeida, o Flamengo repetiu o desempenho de 2002 nos quatro primeiros compromissos, tendo, à época, também o Bolívar no grupo, além de León e Emelec.

No fim das contas, o time conseguiu mais uma vitória, fora de casa contra o Emelec, mas que não foi suficiente para a classificação, já que na última rodada perdeu para o León, no Maracanã, por 3 a 2. Os 7 pontos não foram suficientes para ficar com a vaga.

Agora em 2024, o Flamengo, de Tite, iniciou a fase de grupos com empate com o Millonarios, na Colômbia, seguido por vitória sobre o Palestino, no Rio de Janeiro. Na e rodadas, derrotas para o Bolívar e para os chilenos, respectivamente.

Diante deste cenário, o Flamengo pode chegar, no máximo, a 10 pontos até o fim da fase de grupos. Com isso, o Rubro-Negro dependerá não apenas de si, mas também de uma combinação para ainda poder sonhar com uma vaga no mata-mata da Libertadores. Veja abaixo.

4ª rodada:

  • Millonarios x Bolívar - 8/05

5ª rodada:

  • Flamengo x Bolívar - 15/05

  • Millonarios x Palestino - 14/05

6ª rodada:

  • Flamengo x Millonarios - 28/05

  • Bolívar x Palestino - 28/05

Flamengo conquistando 6 pontos

Para que a dependência dos resultados seja a menor possível, o Flamengo precisa vencer os dois jogos que restam. Assim, chegaria a 10 pontos. Com isso, precisa que o Palestino faça até quatro pontos (brigaria no saldo) ou que o Millonarios não vença seus três jogos (também brigaria no saldo).

Flamengo conquistando 4 pontos

Com um empate e uma vitória, o Flamengo chegaria a 8 pontos. Com isso, precisaria torcer para que o Palestino não faça 3 pontos, e que o Millonarios não conquiste 7 pontos. Assim, até dois empates dos chilenos na última rodada fariam o Rubro-Negro buscar uma vaga desde que fique à frente no saldo.

Flamengo conquistando 3 pontos

Caso ganhe apenas um jogo, o Flamengo vai precisar de uma combinação ainda maior. O time de Tite vai precisar torcer para que o Palestino faça apenas 1 ponto em dois jogos e que o Millonarios não anote 7 pontos nos três jogos ainda restantes - o que levaria a disputa com os colombianos ainda no saldo.

Próximos jogos do Flamengo: