<
>

De Vinicius Jr. a Lewandowski: cinco marcas que podem cair em Real Madrid x Barcelona

Real Madrid e Barcelona se enfrentam neste domingo (21), às 16h (de Brasília) no Santiago Bernabéu, com transmissão exclusiva para assinantes Star+.

Além da vitória importantíssima na briga pelo título de LALIGA, já que os rivais estão separados por oito pontos, o clássico na capital espanhola também coloca cinco marcas em jogo. Qual delas cairá?

O ESPN.com.br separa abaixo fatos relevantes da história da rivalidade entre merengues e blaugranas antes de mais um embate, que pode até decidir o campeonato.

Série de vitórias

Nenhum dos últimos 13 confrontos entre os rivais acabou empatado. O Real Madrid ganhou nove vezes, enquanto o Barcelona levou a melhor em quatro oportunidades.

Esta é, portanto, a terceira maior sequência de clássicos sem um empate sequer. Apenas os 17 duelos entre 1960 e 1967 e os 16 confrontos entre 1948 e 1954 estão à frente.

Um empate no Bernabéu, portanto, acabaria com a série e impediria a busca pelo recorde nos próximos anos.

Terceira chance

Por falar em vitória, o Real Madrid tem a oportunidade de fazer aquilo que só conseguiu duas vezes nos últimos 40 anos.

Se vencer o Barcelona neste domingo, vai repetir as temporadas 2007/08 e 2020/21, quando superou o rival nos dois clássicos de LALIGA.

No topo do Brasil

Estrela merengue, Vinicius Jr. sabe como ninguém marcar contra o Barcelona. São seis gols no El Clásico, um recorde entre jogadores brasileiros, ao lado dos ex-atacantes Evaristo de Macedo e Ronaldo "Fenômeno".

Dessa forma, se o camisa 7 balançar as redes neste domingo, vai se isolar como maior goleador do Brasil na história do maior clássico da Espanha.

Adeus de Xavi

Com saída do Barcelona anunciada há tempos, Xavi se despedirá do clássico neste domingo. E com uma marca para alcançar.

Até aqui, o técnico perdeu cinco dos nove clássicos que disputou, o que faz do Real Madrid o time que mais o venceu na carreira.

Agora, ele terá a chance de empatar o confronto contra o rival desde os tempos de jogador. O Real, por sinal, foi o clube para quem Xavi mais perdeu também nos tempos de atleta.

O 'vovô' Lewa

Se de um lado Vinicius Jr. tem uma grande missão, de outro Robert Lewandowski quer atingir o seu próprio feito histórico.

Em toda a história do Santiago Bernabéu, o Real Madrid jamais levou um gol de um jogador do Barcelona que tivesse mais do que 35 anos.

Se Lewa marcar no domingo, ele se tornará automaticamente o primeiro do Barça a atingir tal feito e ainda o sexto mais velho a marcar no histórico estádio de Madri.

O astro polonês já anotou 8 gols contra a equipe merengue, mas só um no Bernabéu (de pênalti em 2016/17 na Champions League, quando ainda estava no Bayern de Munique).

Onde assistir a El Clásico entre Real Madrid e Barcelona?

Real Madrid x Barcelona, neste domingo (21), às 16h (de Brasília), tem transmissão EXCLUSIVA para assinantes Star+.