<
>

Leverkusen faz o impossível de novo, arranca empate no último minuto com a Roma, chega a 49 jogos invicto e vai à final da Europa League

O Bayer Leverkusen está na grande final da Europa League. Mas foi com requintes de crueldade e muita emoção. Nesta quinta-feira (9), com transmissão ao vivo pela ESPN no Star+, os alemães receberam a Roma, pelo jogo de volta da semifinal, na BayArena, e fizeram o impossível para arrancar empate por 2 a 2, no último minuto, para irem à decisão.

Como venceu o jogo de ida, na Itália, por 2 a 0, os gols marcados na BayArena foram mais do que suficientes para manter os Aspirinas na frente no agregado final: 4 a 2.

Na final, o Bayer Leverkusen terá pela frente a Atalanta, que eliminou o Olympique de Marselha após vitória por 3 a 0, também nesta quinta, e se classificou.

Os Aspirinas ainda chegaram a 49 jogos na temporada 2023/24. Com isso, o time comandado pelo espanhol Xabi Alonso superou uma marca que pertencia ao Benfica.

Entre 1963 e 1965, os portugueses ficaram 48 partidas sem perder, nessa que até então era a maior sequência invicta na Europa desde a criação das competições da Uefa, em 1955. Agora, o Leverkusen é o dono desta marca.

Como foi o jogo

Assim que a bola rolou na Alemanha, quem começou melhor foi a Roma, que tomou mais iniciativa nos primeiros minutos, porém, sem levar grande perigo.

Com o passar do tempo, o Leverkusen "acordou" para o jogo e passou a ter o domínio. E com chances claras de marcar.

A primeira grande oportunidade foi com Exequiel Palacios, aos 15 minutos, após finalização que terminou em defesa do goleiro Svilar, que espalmou.

Na sequência, o argentino ainda colocou uma bola na trave. Frimpong e Hlozek também assustaram e voltaram a exigir do arqueiro da Roma.

E apesar de toda a pressão dos Aspirinas, quem abriu o placar foram os italianos. E de pênalti.

Aos 40, Azmoun foi puxado por Tah, dentro da área, e o árbitro apontou para a marca da cal. Leandro Paredes assumiu a responsabilidade da cobrança e fez 1 a 0.

E a cena voltou a se repetir no segundo tempo, quando a Roma teve mais um pênalti marcado a seu favor. O VAR chamou o árbitro para um possível toque de mão de Hlozek dentro da área e, depois de conferir no monitor, a segunda penalidade do jogo foi assinalada.

Paredes foi mais uma vez o encarregado da cobrança e marcou mais uma vez, deslocando o goleiro Kovár.

E quando tudo parecida "acabado" para os alemães, que iriam enfrentar uma prorrogação e, possivelmente, uma disputa de pênaltis, a classificação veio. E de maneira bizarra.

Após uma cobrança de escanteio pela direita, Svilar falhou, deixou a bola passar pela área, e Mancini, de frente para o gol livre, acabou desviando para o gol e marcou contra. Com o gol, os alemães voltaram a ter vantagem no agregado e iam confirmando a classificação.

Até que, no último lance, como tem sido nos últimos jogos do time alemão na temporada, Stanisic anotou um belo gol e arrancou empate por 2 a 2.

Melhores momentos:

Quando é a final da Europa League?

A decisão da Europa League será no dia 22 de maio, no Aviva Stadium, em Dublin, Irlanda, às 16h (de Brasília), com transmissão ao vivo pela ESPN no Star+.

Diferentemente das fases anteriores do mata-mata, a final é em jogo único e, em caso de empate no tempo normal, haverá prorrogação. Persistindo a igualdade, a definição será nos pênaltis.

Além do título continental, o vencedor ainda garante uma vaga direta à fase de grupos da próxima edição da Champions League. O campeão ainda embolsa a quantia de 4 milhões de euros (R$ 22,2 milhões nas cifras atuais).

Próximos jogos do Bayer Leverkusen:

Próximos jogos da Roma: