<
>

Prêmio ESPN Bola de Prata Sportingbet: Abel Ferreira supera crises na temporada para ser eleito melhor treinador pela 2º vez

play
No Bola de Prata, Abel Ferreira se emociona ao falar sobre futuro e família: 'Chegou a hora...' (1:16)

Bicampeão brasileiro com o Palmeiras, Abel Ferreira foi contemplado mais uma vez no Prêmio ESPN Bola de Prata Sportingbet como melhor técnico do ano em 2023. (1:16)

Bicampeão brasileiro com o Palmeiras, Abel Ferreira foi contemplado mais uma vez no Prêmio ESPN Bola de Prata Sportingbet como melhor técnico do ano em 2023.

Apesar das desconfianças, o comandante português conseguiu comandar a grande arrancada palmeirense rumo ao título do Brasileirão nas rodadas finais do torneio.

E a 'tranquilidade' da conquista na última rodada engana quem pensa que o torneio foi um mar calmo para o técnico alviverde. Muito pelo contrário, os períodos de crise foram mais longos do que os calmos. Principalmente em dois períodos.

A primeira surge logo após a queda do time na Copa do Brasil com duas derrotas para o São Paulo. Já dentro do estádio, os torcedores começaram a protestar fortemente contra a presidente Leila Pereira e a questão da compra do avião para o time. Abel, porém, saiu em defesa da mandatária.

"Felizmente, o Palmeiras sempre teve esse cuidado. Já com a presidente Leila, tivemos acesso a aviões Charter. Ela comprou um avião e pronto, logicamente nos ajuda muito — seja na logística, seja na forma com que organizamos as nossas viagens", disse o técnico em agosto.

Naquela época, o time teve uma sequência de cinco jogos sem vencer, que só foi batida em outubro, logo após a queda na CONMEBOL Libertadores para o Boca Juniors, a pior crise de Abel em sua passagem.

play
0:50
Abel Ferreira no Bola de Prata é direto se fica no Palmeiras em 2024: 'Eu acho que sim'

Técnico bicampeão brasileiro respondeu se deve permancer no alviverde na próxima temporada

Após derrota para o Atlético, seu auxiliar, Vítor Castanheira, admitiu que o time sentiu o baque da derrota nos pênaltis na semifinal continental. “Vou começar dizendo que não há para onde fugir: estamos na pior fase desde que chegamos aqui ao Palmeiras. Temos que assumir isso. Queríamos muito estar na final da Libertadores, fizemos tudo para estar, mas infelizmente não conseguimos”, afirmou.

Naquele momento, o Palmeiras ocupava a 5ª posição, 14 pontos atrás do líder Botafogo, o que reforçava a tese que Abel descrevia desde junho que o Alvinegro era 'favoritaço' ao título.

Desde a derrota para o Galo, porém, o Alviverde não soube mais o que é perder. E o grande momento veio justamente contra o Botafogo, quando a equipe conseguiu fazer o que 'só o Palmeiras é capaz', de acordo com Abel: virar um placar de 3 a 0 para 4 a 3 no último lance fora de casa.

“Gostem ou não, queiram ou não, mas só uma equipe do Brasil é capaz de fazer isso que aconteceu aqui hoje: a nossa. Quer a gente ganhe títulos ou não. Mais uma vez a equipe mostrou a mentalidade que tem, a força que tem. O objetivo não vai se alterar. É um jogo a cada vez”, cravou o técnico.

Agora, Abel Ferreira é coroado com seu segundo Brasileirão, igualando nomes como Luiz Felipe Scolari e Telê Santana, duas de suas grandes inspirações, sendo mais uma vez eleito o melhor técnico do país.