<
>

ESPN Bola de Prata Sportingbet: Raphael Veiga sai do gol para ser meia mais decisivo, deixa ídolo Marcos orgulhoso e leva outra Bola de Prata

Raphael Veiga, do Palmeiras, venceu o Bola de Prata como meia Dalton Cara/Arte ESPN

A criança Raphael Veiga tinha um sonho claro: seguir os passos do ídolo Marcos, vestir as luvas de goleiro e evitar que as redes balançassem. Mas o destino tinha algo bem diferente reservado para ele. A vocação era outra, ele se tornou um dos meias mais decisivos do país e agora leva o seu segundo Prêmio ESPN Bola de Prata Sportingbet.

O começo de Veiga, aliás, teve tudo para ser completamente contrário. Aos nove anos, foi fazer um teste no Corinthians para ser goleiro. Acabou sendo dispensado porque não tinha altura para a posição.

Depois, ainda passou pelas categorias de base do próprio Corinthians como jogador de linha, mas foi dispensado de novo. Afinal, o destino tinha reservado outras cores para ele brilhar – e as cores do coração.

De família palmeirense, Veiga cresceu indo ao antigo Palestra Itália assistir ao clube alviverde e seu avô tinha como sonho ver o neto vestindo a camisa do Palmeiras e conquistando títulos. O avô acabou morrendo antes, mas o neto realizou o sonho com sobras.

A passagem com a camisa alviverde também não foi sempre um mar de rosas. Mas, desde que se firmou no time, nunca mais saiu! E sempre foi muito decisivo.

Em 2023, foi o jogador do time que mais participou de gols no Brasileirão: nove bolas nas redes e sete assistências.

Foi também dos pés deles que começou a arrancada alviverde rumo ao título.

E a segunda Bola de Prata da carreira – Veiga ganhou também em 2021 – coroa essa arrancada.

Curiosamente, o ídolo Marcos nunca conseguiu conquistar o prêmio. Fanático pelo Palmeiras, o ex-goleiro certamente virou fã e agora está para lá de orgulhoso de Veiga.