<
>

De volta à Premier League, Ipswich Town foi comprado 'por menos do que um Endrick' e já teve 'elo' com Pelé e Stallone nos cinemas

O sábado (4) foi para lá de especial para o Ipswich Town. Jogando diante de sua torcida do Portman Road, o clube confirmou o acesso à Premier League e está de volta à elite do futebol inglês após mais de duas décadas (a última vez foi na temporada 2001/02), se juntando ao Leicester City, que garantiu o título da Championship nos últimos dias.

E o clube da cidade de Ipswich, no leste da Inglaterra, carrega um passado de muitas glórias, que acabou ofuscado por conta da ausência dos The Tractor Boys na elite inglesa e nas principais competições europeias nas últimas décadas. Para se ter noção, o time tem na sua sala de troféus títulos como o do Campeonato Inglês, da Copa da Inglaterra e até mesmo da Copa da Uefa - atual Europa League, todos conquistados entre os anos 1960 e 1980.

O passado de glórias no continente até hoje permanece intacto. E não apenas na memória de seus torcedores, uma vez que o clube segue como a única equipa britânica que nunca perdeu em casa em competições europeias. E derrotando potências como Real Madrid, Milan, Inter de Milão e Barcelona.

O recomeço do clube na busca pelo retorno aos tempos de glória começou em 2021, quando o Ipswich Town foi vendido pelo empresário inglês Marcus Evans, proprietário do time desde 2007, à empresa norte-americana Gamechanger 20. E a venda custou "apenas" 40 milhões de libras (R$ 254,8 milhões nas cifras atuais). Para se ter uma noção, o valor é inferior ao que Endrick custou ao Real Madrid na sua transferência junto ao Palmeiras: R$ 400 milhões.

A mudança também passou pela chegada de outros nomes, como Mike O'Leary, antigo CEO do West Bromwich, que assumiu o cargo de presidente. Assim como o técnico Kieran McKenna, de 37 anos, que foi o responsável pela reconstrução do Ipswich, que quando chegou, na temporada 2021/22, ainda estava no terceiro escalão do futebol inglês.

Nascido na Irlanda do Norte, McKenna, inclusive, abandonou o cargo de auxiliar técnico no poderoso Manchester United para aceitar o desafio. E para chegar no Old Trafford, o ex-jogador, que atuou durante praticamente toda a carreira no Tottenham, comandando o sub-18 dos Spurs logo após a aposentadoria, se mudou de Londres por paixão, já que é torcedor declarado dos Red Devils. E, hoje, é uma das sensações do futebol inglês na área técnica.

'Elo' com Pelé e Stallone

Nos anos 1980, o Ipswich Town também protagonizou um momento memorável. Porém, desta vez fora dos gramados. Vários jogadores do clube apareceram ao lado da estrela de cinema norte-americana Sylvester Stallone e do Rei Pelé no filme "Escape to Victory", "Fuga para a Vitória", em português, de 1981.

Entres os jogadores que participaram da filmagem estavam John Wark, Russell Osman, Robin Turner, Laurie Sivell e Kevin O'Callaghan. Alguns deles, inclusive, fizeram o papel de "dublês" em uma das cenas do filme. Como Paul Cooper, por exemplo, que substituiu o "goleiro" Stallone.

Além de Pelé e de alguns nomes do Ipswich, a "seleção" ainda contou com ninguém menos do que o lendário zagueiro Bobby Moore, capitão da seleção da Inglaterra no título da Copa do Mundo de 1966.