A estratégia da Polônia para ser cabeça-de-chave da Copa: não jogar amistosos

ESPN.com.br
Getty
Robert Lewandowski celebra a classificação polonesa para a Copa do Mundo de 2018
Robert Lewandowski celebra a classificação polonesa para a Copa do Mundo de 2018

Já ouviu aquela expressão "saber jogar o jogo"?

Pois a Polônia fez isso muito bem para ser uma das cabeças-de-chave da Copa do Mundo de 2018 na Rússia. O ranking da Fifa de outubro passado definiu os sete integrantes do pote 1 ao lado país-anfitrião: Alemanha, Argentina, Bélgica, Brasil, França, Polônia e Portugal.

Veja os gols da vitória da Austrália sobre Honduras por 3 a 1


No pote 2, campeões mundiais como Espanha, Inglaterra e Uruguai. Os espanhóis, por exemplo, ficaram apenas oito pontos atrás dos franceses (1.226 a 1.218) na última atualização da lista da entidade que rege o futebol mundial.

Os poloneses estavam em sexto com 1.323, e uma estratégia utilizada pela federação local os ajudou a alcançar o pote 1: não jogar amistosos em 2017.

Explica-se: o ranking leva em conta os resultados de cada seleção nos últimos quatro anos, sendo que o peso é maior para as partidas realizadas no ano atual.

Jogadores da Suécia invadem programa dentro de campo e quebram bancada comemorando vaga na Copa

Nas datas-Fifa desta temporada, a Polônia disputou apenas os seis jogos correspondentes às eliminatórias europeias e não marcou amistosos na chamada rodada dupla. Por exemplo: em março, enfrentou apenas Montenegro (ganhou por 2 a 1); em junho, atuou contra a Romênia (vitória por 3 a 1) e só.

Assim, a equipe de Robert Lewandowski evitou disputar partidas nas quais pudesse perder e assim cair no ranking da Fifa.

A França, enquanto isso, perdeu para a Espanha por 2 a 0 em amigável no mês de março e goleou o Paraguai por 5 a 0 em junho. Os espanhóis também disputaram um amistoso em junho, empatando por 2 a 2 com a Colômbia.

Em apenas duas Copas, 14 gols: relembre a história Gerd Müller, lenda da Alemanha

Os poloneses só disputaram duelos amigáveis agora em novembro, quando os resultados já não teriam peso na definição dos cabeças-de-chave da Copa.

O sorteio dos grupos do Mundial de 2018 acontece em 1º de dezembro.